Depoimentos

Somos um empresa tradicional em Rondônia, por contratar os palestrantes mais famosos do Brasil e falar do Professor Manuel Azevedo é fácil, pois já o contratamos varias vezes e sempre transforma nossos eventos em um show de conhecimento e motivação, "é um transformador de seres humanos"
Walter Pereira

Ao longo da minha carreira de empresário tenho assistido a muitas palestras, mas as do prof. Manuel Azevedo são de um nível de qualidade acima do normal. Sou presidente do Sincofarma de Mato Grosso desde 2004 e quando fomos coparticipantes da organização do primeiro congresso farmacêutico do pantanal convidamos o prof. Manuel Azevedo para ser nosso palestrante de destaque, mas não fazíamos ideia de que o sucesso seria tão grande. No encerramento ele conseguiu esvaziar todas as outras salas do congresso e encher aquela em que estava palestrando. Num final arrebatador que até hoje mantenho vivo na lembrança, esse grande profissional levou a plateia ao delírio com a imitação de uma pata e de uma galinha. Nunca tinha visto nada igual. Parabéns prof. Manuel Azevedo, tenho muito orgulho de nossa parceria de trabalho. Você é um excelente profissional, sem duvida um dos melhores palestrantes do Brasil.
Ricardo Cristaldo

A pessoa que passa na vida da gente que deixa um pouco de si, eu acredito neste pensamento... Manuel Azevedo passou também pela nossa empresa e através da sua experiência e conhecimento nos concedeu a bússola que orienta para direção certa, o compromisso agora é nosso de fazer acontecer, agradecemos pela partilha e pelo encorajamento que nos propusestes. Receba nossa gratidão.
Jucélio Gilmar Veiga – Gil

“A Fênix Editora tem há 05 anos uma ação denominada ENCONTRO, na qual levamos para o nosso público de RH, palestras gratuitas com temas variados e de grande relevância para o segmento. Neste ano de 2014 tivemos a satisfação de ter o Manuel Azevedo como um de nossos palestrantes. Ele superou as expectativas. Sua palestra é cativante, envolvente e de muito conteúdo. Interagiu com os presentes, através de algumas dinâmicas, sendo muito bem avaliado por eles. E ele, como pessoa, é um Ser Iluminado; estar em sua companhia faz bem, tamanha é a sua energia.”
Délvio Moraes

Gostaria de te parabenizar e agradecer pela palestra de ontem, fui com a minha irmã e outra colega de trabalho, antes de irmos estávamos cansadas e quase desistimos e realmente sua palestra foi MOTIVADORA, voltamos para casa rindo, conversando e muito felizes, você consegue passar uma energia muito boa para as pessoas, que Deus continue te abençoando em tudo na sua vida.
Fernanda Germiniasi

Todo ano realizamos treinamentos com nossos clientes e colaboradores , com estes eventos tivemos a oportunidade de participar em várias palestras com o Sr. Manuel Azevedo , que realmente são emocionantes e motivadoras , superando nossas expectativas e fazendo com que os participantes se envolvam e se inspirem tendo uma experiência única.
Rodolfo G. Pereira

É politica da Droga Chick investir em treinamento e sempre o fizemos com alguma periodicidade, porém, nem sempre obtivemos os resultados almejados. A passagem do prof. Manuel Azevedo pela nossa empresa foi profundamente marcada por resultados positivos que de certa forma superaram nossas expetativas. Trata-se de um profissional com profundo conhecimento da realidade das farmácias e drogarias e demonstra ter compromisso com a qualidade de uma forma geral. Agradecemos ao prof. Manuel Azevedo por tudo o que fez em prol do bom ambiente de trabalho da Droga Chick e pelo crescimento de nossas vendas.
Caio Cesar Ribeiro Sandoval

No mundo globalizado e competitivo em que vivemos a rapidez das informações e o aprendizado tem sido determinante no sucesso das grandes organizações, por isso a cada dia precisamos estar atentos às mudanças, e buscando o conhecimento continuo para nos tornarmos profissionais de alto desempenho. Tivemos a oportunidade de poder compartilhar com a nossa equipe um excelente treinamento com o Prof. Manoel Azevedo que usando de uma didática simples e eficiente tratou de assuntos de grande importância para esse objetivo, e nos permitiu repensar sobre nossas atitudes cotidianas e nos deu ferramentas para o trabalho de crescimento profissional e pessoal. Com certeza uma grande contribuição para nossa empresa na gestão de pessoas, recomendo.
Fábio Marques de Melo

Descrever em poucas palavras o trabalho desse brilhante profissional, Manuel Azevedo está longe de ser uma tarefa simples, visto que, sua simplicidade, autenticidade, ética, competência, profissionalismo, postura e capacidade intelectual são algumas de suas características e qualidades que momentaneamente posso associar a sua pessoa. O convidei para conhecer a sede da Superintendência da Policia Rodoviária Federal em Mato Grosso e este se propôs ao desafio de dar um “Palhinha” sobre motivação. Resultado, em um auditório com quase 100 servidores, fez uma APRESENTAÇÃO, e não uma palestra ou algo do gênero. Foi aplaudido em pé e os resultados para a gestão apareceram nas semanas seguintes. Grande Amigo Manuel, o Brasil está carente de profissionais com sua qualidade e visão humana, acredite no seu talento de contagiar as pessoas e promover uma reflexão comportamental nas organizações. Que Deus continue o iluminando!
Kellen Arthur Preza Nogueira

Entusiasmo é a palavra que melhor define o Professor Manuel Azevedo. Uma pessoa de caráter, que se posiciona e defende seu ponto de vista, sempre muito bem estruturado e embasado em teorias e principalmente em sua caminhada de vida. Se sua empresa quer motivar, quebrar paradigmas, emocionar sua equipe de colaboradores afirmo com toda a certeza, Manuel Azevedo é o palestrante a ser contratado.
Marlos Vander de Oliveira

Como diretor pedagógico do Colégio Coração de Jesus quero aqui agradecer ao Professor Manuel Azevedo por toda a sua contribuição durante estes anos de duração de nossa parceria. Pois através de suas palestras sempre bem humoradas e repletas de conhecimento tem levado a todos os nossos colaboradores, professores e alunos um conjunto de valores que têm deixado um rastro marcadamente positivo e têm produzido grandes resultados em toda a nossa instituição. Muito obrigado professor Manuel, que Deus ilumine seus caminhos.
Dinarte Negrão

Quero aproveitar o momento para falar um pouco do trabalho do professor Manuel Azevedo. Conheço-o há mais de 18 anos e desde então tenho acompanhado suas apresentações. Já tive o prazer de assistir suas palestras e treinamentos por diversas vezes e a cada apresentação é um verdadeiro show, uma aula de profissionalismo e motivação que realmente causa o impacto desejado e o mais importante, a meu ver, é que ele é um dos poucos palestrantes que, ao terminar sua apresentação, a plateia tem conteúdo para a vida e a carreira, além da diversão que temos em cada apresentação sua. Obrigado Professor Manuel, pela amizade, pelo conhecimento difundido e pela motivação que você sabe transmitir de um jeito só seu.... Abraço, ora pois!...rsrs Fique com Deus...
Nerildo Bezerra

Foi mais do que especial para mim participar da palestra do grande mestre Manuel Azevedo. Cada momento está marcado na minha memória, e saí de lá com grande carga de conhecimento, inclusive sobre mim mesma. E sei que sempre vou lembrar dos dois dias que estive ao lado desta maravilhosa pessoa. Sempre aprender e reaprender, foi uma das lições mais marcantes que levo da palestra. Estou ansiosa para participar de um novo encontro.
Franciele do Vale

Palavras técnicas ou seguimento de uma norma, somos regidos por métodos conservacionistas que sempre nos dizem que 2 + 2 são 4, aí do nada aparecem pessoas que mostram que 2 + 2 são 4 mas se fizermos 2 x 2 também são 4 usando formas diferentes, de forma motivadora, alegre, criativa e entusiasmada. Agradeço aqui o trabalho desenvolvido pelo belíssimo amigo Manuel de Azevedo que mesmo sem conhecer os caminhos que o trouxeram para Campo Novo do Parecis, topou de imediato realizar esse trabalho na empresa do Grupo Brolio, que magistralmente com poucas palavras impactou um grupo inteiro, deixando assim a marca do “português”. Agradeço também a confiança tanto do Manuel de Azevedo quanto do Grupo Brolio que aceitou o desafio, o Manuel por vir para tão longe desenvolver o seu trabalho e ao Grupo que se propôs buscar a melhoria de sua equipe de trabalho para alcançar um resultado de excelência. Temos muitos quilômetros a serem rodados ainda, isso é apenas o começo, o sucesso sempre estará logo ali à frente por isso nunca devemos parar.
Juliana Dall Agnol

“Em busca de algo para enriquecer o trabalho dos nossos educadores conheci o Sr. Manuel Azevedo. Sinceramente eu não imaginava o que nos esperava naquele dia. Simplesmente ele tem o dom de nos tocar lá no fundo fazendo acordar nossa estima que parece adormecer com o tempo. Com muito humor e sinceridade pudemos aproximar nossa equipe, fazendo crescer nossa união. Só tenho que agradecer pela transformação que passamos após o treinamento de Motivação. Que Deus sempre o abençoe por realizar esse trabalho excepcional.”
Ana Flavia Sales de Quadros

Trabalho há mais de 10 anos na Associação Comercial de Espera Feliz - MG, Sou formado em História pela UEMG e estou me graduando em Administração pela UFRRJ, em todos estes anos participei de inúmeras palestras e eventos de capacitação, tive o privilegio de assistir e conhecer dezenas de profissionais da área de treinamentos. Em especial tive o prazer de assistir à palestra do Manuel Azevedo. Um conteúdo atualizado e em sintonia com os tempos atuais, sua apresentação excede o campo de uma palestra, afirmo que é mais, é um SHOW de apresentação e interação com o público. E mais, não apenas capacita, mas toca a alma dos participantes, prepara-os não somente para suas atividades rotineiras dentro de suas empresas, mas capacita-os para a VIDA. Em nome da Associação Comercial de Espera Feliz e das mais de 1000 pessoas que estiveram presentes na 5ª Semana do Empreendedor. O meu, o nosso muito obrigado! Recomendo a todos aqueles que anseiam por conhecimento e fortes emoções.
Silvério Lacerda Fernandes

Grande palestrante tive o prazer de assistir uma das palestras do Profº Manuel Azevedo onde vi uma cena que nunca tinha presenciado, de olhar para o restantes dos colegas de trabalho e não ver ninguém parado ou se quer ser com a mira de ir embora, até quem estava cansado pelo dia longo de trabalho estava contente e estimulado a assistir ate o final. Esse eu recomendo. Foi um grande prazer tê-lo conhecido, pelo que aprendi, pela pessoa e profissional que ele é. Grande abraço...
Rodrigo Paiva

Participei de uma palestra de Motivação excelente! Ele é ótimo, passa segurança, é muito sábio, sabe prender a nossa atenção para que possamos absorver todo o conteúdo da palestra e adquirir conhecimento. Obrigado Prof. Manuel Azevedo, que Deus continue sempre te iluminando. Abraços!
Simone Spenassatto

Olá Manuel Azevedo. Estive na sua palestra em Espera Feliz , na última quarta. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho e grande desempenho no que faz. Sua Palestra é maravilhosa, não só por nos motivar e nos ajudar a ter um outro olhar sobre nosso empreendimento, mas também por falar de uma forma tão linda sobre Família! Que Deus te abençoe, e abençoe suas palavras para que você continue plantando essa semente maravilhosa que é o amor!
Rayla Costa Lanes Santos

Manuel Azevedo, grande palestrante motivou muito a nossa equipe da Guaporé Vidros Sinop recomendo a todos a palestra, vibrante e muito interagida com os participantes, sabe aquela palestra q vc fica triste quando está chegando ao fim esta foi a sensação que tivemos aqui em Sinop, espero muito em breve ter novos momentos com prof. Manuel Azevedo. Sucesso.
Leandro Pena

Como diretor pedagógico do Colégio Coração de Jesus quero aqui agradecer ao Professor Manuel Azevedo por toda a sua contribuição durante estes anos de duração de nossa parceria. Pois através de suas palestras sempre bem humoradas e repletas de conhecimento tem levado a todos os nossos colaboradores, professores e alunos um conjunto de valores que têm deixado um rastro marcadamente positivo e têm produzido grandes resultados em toda a nossa instituição. Muito obrigado professor Manuel, que Deus ilumine seus caminhos.
Dinarte Negrão

“A palestra que pudemos participar é um método alternativo para estimular os alunos que, após esse momento sentem mais confiantes e preparados, decididos a se dedicar ainda mais aos seus objetivos. O fato de ser uma atividade fora das salas de aula recebe mais atenção dos jovens, que interagem com o palestrante, o que ajuda na construção de seu dinamismo e contribui para o seu sucesso no futuro.” Amy Borges, Emanuele Larréa e Natália Trevisan, 3ºAno A.

“Bom, é muito importante fazer essas palestras assim, porque ajuda os alunos acordar para a vida e mostrar que vale a pena todo esforço.” Jéssica Griitzmann, 1ºAno C. “Todas as oportunidades que tive de assistir as palestras do Sr. Manuel são únicas. É cativante o jeito como ele expõe para a gente as suas idéias a respeito.” Arthur Lira Zuba, 3ºAno C.

“Eu achei a palestra muito diversificada, interativa, bastante comunicativa. Mostrou-nos a importância de sermos e querermos algo para o futuro. De darmos o melhor de nós para o mundo, para Deus, para o próximo, para nós mesmos. De querermos ser alguém na vida, de termos alguma importância. Essa palestra também nos mostrou a importância da vida, de nossos empenhos, de nossas perdas e vitórias. Preparou-nos para a vida lá fora e que não devemos desistir nunca, mesmo que para chegar aonde queremos demore ou não muito tempo.” Anaxmandra, 1ºAno A.

“Eu achei essa palestra muito educativa, ela é essencial para nós pensarmos no que queremos para o nosso futuro e nos ajuda a pensarmos que o mundo precisa de nós e no que fazemos no mundo, por isso devemos ser o melhor naquilo que iremos fazer e principalmente ser honesto em tudo e nunca esquecer das pessoas a sua volta.” Nathan Aquino, 2ºAno C.

“Um tema muito interessante, motivante, principalmente na idade em que encontramos, 15 a 17 anos. Nos orienta para um futuro com grandes conquistas, preparando-nos para enfrentar alguns desafios que encontraremos no decorrer de nossa vida.” Guilherme Giacometi, 2ºAno B.

“Eu achei a palestra muito educativa para todos os alunos. Estará ajudando muito os alunos a escolher o que vai ser no futuro. Vai ajudar a termos um futuro excelente de acordo com o que cada um vai fazer.” Leidy, 1ºAno B.

“A palestra nos fez pensar o que vamos querer para o futuro, e também o privilégio que nós temos de poder estudar em um colégio como o Coração de Jesus.” Danilo Ferreira, 2ºAno B.
Opinião de Alunos

Prof. Manuel Azevedo, Deixo aqui minha gratidão e reconhecimento pelo profissionalismo e excelência da sua Palestra feita aos Educadores do Colégio Coração de Jesus sobre a Pedagogia de D. Bosco, traduzida no seu sistema de educação. Sua competência, comprometimento com o tema, recursos usados deram qualidade à sua apresentação que tocou e agradou a todos. Saíram encantados com a beleza e eficácia do Sistema Preventivo de D. Bosco, quando este passa da teoria para a prática de cada dia junto aos jovens.
Irmã America Alves Pereira

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Prof. Manuel Azevedo, Deixo aqui minha gratidão e reconhecimento pelo profissionalismo e excelência da sua Palestra feita aos Educadores do Colégio Coração de Jesus sobre a Pedagogia de D. Bosco, traduzida no seu sistema de educação. Sua competência, comprometimento com o tema, recursos usados deram qualidade à sua apresentação que tocou e agradou a todos. Saíram encantados com a beleza e eficácia do Sistema Preventivo de D. Bosco, quando este passa da teoria para a prática de cada dia junto aos jovens. " Irmã America Alves Pereira Somos um empresa tradicional em Rondônia, por contratar os palestrantes mais famosos do Brasil e falar do Professor Manuel Azevedo é fácil, pois já o contratamos varias vezes e sempre transforma nossos eventos em um show de conhecimento e motivação, é um transformador de seres humanos" Walter Pereira Ao longo da minha carreira de empresário tenho assistido a muitas palestras, mas as do prof. Manuel Azevedo são de um nível de qualidade acima do normal. Sou presidente do Sincofarma de Mato Grosso desde 2004 e quando fomos coparticipantes da organização do primeiro congresso farmacêutico do pantanal convidamos o prof. Manuel Azevedo para ser nosso palestrante de destaque, mas não fazíamos ideia de que o sucesso seria tão grande. No encerramento ele conseguiu esvaziar todas as outras salas do congresso e encher aquela em que estava palestrando. Num final arrebatador que até hoje mantenho vivo na lembrança, esse grande profissional levou a plateia ao delírio com a imitação de uma pata e de uma galinha. Nunca tinha visto nada igual. Parabéns prof. Manuel Azevedo, tenho muito orgulho de nossa parceria de trabalho. Você é um excelente profissional, sem duvida um dos melhores palestrantes do Brasil. Ricardo Cristaldo

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A promoção da incompetência

Promover profissionais a um nível mais elevado na hierarquia sempre foi prática comum em todas as organizações, porém, é cada vez maior a quantidade de pessoas que após serem promovidas vêm suas vidas se encherem de atribulações como consequência de suas promoções.

Enquanto está no domínio absoluto de sua competência o profissional parece demonstrar com facilidade às suas lideranças que seria a alternativa ideal para ocupar um lugar num nível superior e manter a mesma produtividade. Acontece que na maioria dos casos nem o próprio candidato nem as suas lideranças têm consciência dos limites de sua competência.

É comum ver-se o melhor vendedor assumir a chefia da equipe de vendas, o melhor mecânico virar chefe de oficina, o melhor pedreiro se tornar mestre de obras ou o melhor professor ser promovido a diretor da escola.

Ser um trabalhador incansável, dedicado e comprometido não significa de forma alguma possuir capacidade para coordenar equipes de trabalho, existem diferenças abismais entre saber fazer e saber organizar, incentivar e influenciar.

O trabalho que produz resultados satisfatórios é realizado pelos trabalhadores que atuam ao nível de sua competência máxima, ao passo que após serem promovidos ao nível de incompetência estes mesmos trabalhadores passam a protagonizar a desordem e a queda de produtividade na organização levando assim suas lideranças a concluir que suas promoções foram um lastimoso erro de estratégia.

Promover é necessário e importante para manter a motivação de carreira no profissional e até mesmo para fazer com que a organização tenha em seus mais elevados cargos pessoas que conheçam todas as funções e responsabilidades de todos os níveis hierárquicos, porém é necessário que o processo de apreciação que pretende promover um profissional seja cada vez mais rigoroso em seus critérios avaliativos para evitar que pessoas, lideranças e organizações se frustrem e ponham em dúvida a importância de uma bem sucedida carreira profissional.

As organizações precisam de bons profissionais, mas promover nem sempre significa elevar a qualidade.

Manuel Azevedo


As novas tecnologias na comunicação e as pedras no seu caminho

É já muito claro para todos nós que a utilização das novas soluções tecnológicas em dispositivos móveis por parte do comum cidadão constitui uma tendência sem retrocesso.

Mas as “pedras do caminho” que continuam impedindo que este processo se desenvolva a um ritmo mais acelerado estão longe de uma solução a breve prazo. Grandes empresas, e digo grandes em faturamento, têm ainda muitas dificuldades em aderir a esta tendência porque suas lideranças são ainda provenientes de formações inaptas ao domínio destas tecnologias e isso os incompatibiliza e até de certa forma amedronta e impede de as adotar.

Somo por isso levados a opinar que: para que as novas tecnologias adotadas em dispositivos móveis ao estilo smartphone possam atingir os níveis de satisfação que se propõem seus fabricantes seria necessário que as lideranças empresariais fossem ocupadas por gente mais jovem e de mente mais aberta ao conhecimento.

Não sou contra a experiência da vida, pelo contrário, a uso e divulgo no meu dia-a-dia como muito importante, mas reconheço que minha geração está ficando obsoleta e que precisa ter coragem de aceitar essa condição e ousadia para entregar aos jovens a importante tarefa de modernizar a forma como o mundo corporativo necessita se comunicar com seus clientes.

Há alguns dia atrás visitei um amigo empresário cuja empresa fatura milhões e na mesa deste não existe um computador, tudo ainda é feito na mão, na caneta, no papel e sinceramente do modo mais arcaico.

Este empresário, como muitos outros que conheço, embora não tenham a humildade de o aceitar, deixaram há muito de ser os motores de propulsão de suas empresas e passaram a ser as “pedras no caminho” que impedem o progresso das mesmas.

E o “engraçado” da questão é que quando lhes perguntamos porque não modernizam seus métodos de controle e de comunicação com seus clientes, nos respondem: isso fugiria de meu controle. Ou seja, o desconhecido os assusta e os impede de progredir.

Quanto aos muitos milhares de utilizadores que como eu se encontram na condição de incompatibilidade de utilização destas tecnologias, sugiro aqui que quem as comercializa promova ações que divulguem não apenas os aparelhos, mas também formação, treinamento, para que aqueles cujo medo por desconhecimento os impede de sua utilização possam sair dessa condição de “pedras no caminho” e possam se juntar ao poderoso exército dos utilizadores das novas tecnologias da comunicação individual e assim terem acesso ás tremendas vantagens que sua ligação com o mundo corporativos lhes pode facultar.

 

Precisamos deixar de ser “pedras no caminho” do progresso e passar a ser pontes para o futuro, mas para que isso aconteça precisamos contar com a vontade individual e o esforço coletivo.

Deixemos pois de ter medo do desconhecido e passemos a ter vontade e desejo de conhecer novas e diferentes formas de solucionar nossas necessidades.

O futuro não espera por nós e quem vive de passado é museu!

Manuel Azevedo


Atendimento

Falar de atendimento hoje, não tem mais o mesmo conceito de alguns anos atrás, em que, atender bem era satisfazer as necessidades, vontades ou desejos do cliente através de bens ou serviços.

Hoje a questão é muito mais ampla, muito mais profunda, e requer por parte do atendente uma maior preparação, pois o cliente não mais se satisfaz só porque conseguiu o produto ou serviço. Hoje, o maior fator de influência nas escolhas que o cliente faz em relação aos locais onde compra seus produtos ou serviços é a forma como na mesma o tratam, ele compra onde se sente mais importante e mais valorizado.

O que ele sente na atenção e no carinho com que o atendem, esse sim é o principal diferencial que está derrubando e erguendo empresas.

Atender bem, é hoje a principal preocupação dos empresários inteligentes, os que possuem uma visão e uma sensibilidade a que podemos chamar, de “ordem superior”.

E o que é curioso é que nas pesquisas que fazemos com o cliente este nos transmite claramente o crescimento quantitativo e qualitativo dos seus conceitos de bom atendimento e consequentemente das suas exigências a este nível.

O cliente de hoje não se satisfaz com um atendimento apenas bom, ele tem consciência de que é possível surpreende-lo e como tal procura as empresas que de alguma forma estão permanentemente á procura da excelência, porque sabe que são essas que na sua incessante busca pelo máximo da qualidade o podem surpreender.

A fidelização do cliente vai muito além da satisfação pelo preço, pelo prazo, pela qualidade do produto e até mesmo pelo bom atendimento, ele quer mais.

Há algum tempo estava fazendo uma pesquisa de satisfação numa loja e fiquei surpreso com a resposta de um cliente, tome muita atenção para você entender, o cliente entrou na loja, o vendedor o atendeu muito bem, cumprimentou-o, deu-lhe as boas vindas, convidou-o a tomar um cafezinho, perguntou-lhe o nome, o que desejava mostrou-lhe várias opções de produto com muita vontade muita educação e muito entusiasmo, fez aquilo a que podemos chamar de, um atendimento impecável, (eu assisti) na saída perguntei-lhe: o que o senhor achou do atendimento? Resposta: normal !

Conclusão, não basta ser bom, isso já é normal, é preciso ser excelente, é preciso surpreender, é preciso encantar.

A esta altura você se estará perguntando, então e o que devo fazer para conseguir isso? É muito fácil, é só ser muito simpático, muito entusiasta, muito comprometido com a empresa, com os produtos e ou serviços que vende e essencialmente com a completa satisfação do cliente, é colocar tudo isso na frente e se prestar a ser um simples mas competente servidor. Demonstrar ao cliente uma sensibilidade e uma grandeza de valores capaz de lhe abrir o coração e o sensibilizar abanando a sua estrutura emocional, pois é aí que se instalam os sentimentos que ligam os seres humanos, os desejos e as vontades de criar laços, de criar vinculo, é aí que atingimos a empatia, um estado de quase graça em que sentimos o sentir do outro.

 E é aí, que pelo encantamento começamos a construir a tão desejada fidelização do nosso querido “Rei Cliente”! 

Manuel Azevedo


Comportamento

“Comportamento é um espelho através do qual os outros nos observam.” 

Você não é o que pensa ser, mas sim o que transmite através de suas atitudes, seus atos, suas palavras, suas decisões, enfim, seu comportamento de uma forma geral.

Comportamento nada mais é que a manifestação extrínseca do conteúdo intrínseco, ou seja, mostramos aos outros através do nosso comportamento aquilo que possuímos como valores, e é pelo que nos observam que eles formam a sua opinião acerca de nós.

Não adianta se iludir querendo que os outros vejam em você uma pessoa boa, de bom caráter, uma pessoa cheia de bons valores, só porque você pensa que é assim, se sente assim e quer ser interpretado assim.

Há dias um aluno me perguntava: Professor, comportamento é genético, ou também se aprende?

Aí está uma boa pergunta, respondi.

Acredito que exista sim uma pequena porcentagem que é de origem genética, quiçá até alguma influência de ordem espiritual, mas é bom lembrar que o livre arbitrio sempre predominará. Ou seja, ainda que não estejamos sendo o que gostaríamos ser, sempre podemos iniciar um processo de mudança interior que nos leve a ser vistos e definidos por quem nos observa como a pessoa que queremos ser.

Comportamento é sem duvida um resultado de um processo educacional, que em minha opinião deve ser constante e permanente.

E por favor, não entre nessa de que os culpados por você ser quem é, e como é, são: o governo, porque não te deu uma escola com o mínimo de qualidade educacional, os seus pais, porque te deixaram com a tua avó, o País, porque não é de (primeiro mundo), a cidade onde você nasceu porque é pequena e de interior, etc. etc.

Por favor não confunda educação com conhecimento, cultura, uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, tem por aí muito doutor besta e muito analfabeto educado. 

Comportamento não precisa de professor, ou será que você precisa que lhe ensinem que: dizer palavrão, falar alto, chutar, quebrar ou destruir coisas, falar para alguém sem olhar em seus olhos, xingar pessoas quer ausentes quer presentes, fazer fofoca, cuspir no chão, fumar junto de quem não fuma, não respeitar seus superiores ou subordinados, mentir, ser desonesto, não ser pontual, não ser responsável, ser rebelde, ser desobediente, ser incongruente, ser arrogante  etc. etc. fazem parte um comportamento reprovável ? 

Qual é afinal a grande pretensão comportamental do ser humano?

Obviamente que é agradar aos outros!

Bom, se nós queremos agradar aos outros, também é óbvio que não podemos exercer um comportamento virado para dentro, ou seja virado para os nossos interesses e de acordo com os nossos valores, mas sim,  virado para os valores da sociedade, para o chamado senso comum, aquilo que a grande maioria das pessoas acha bom, certo e correto. 

E a questão é muito simples e muito fácil de resolver. Se ao observar os outros você encontra pontos de comportamento suscetíveis de critica, certamente também os pode observar em você mesmo, se você acha errado o procedimento do outro observe e analise o seu, todos nós possuímos essa capacidade analítica, é só ter a humildade de a utilizar e a coragem de mudar. 

É através de nosso comportamento, que nós vamos construindo nosso sucesso ou nosso fracasso.

Uma pessoa de boa índole, de bom coração, e dotada de um comportamento irrepreensível, terá sempre mais facilidade em fazer amigos, criar oportunidades de emprego, ou crescer na empresa que o emprega.

O mundo não é dos técnicos, dos políticos, dos capitalistas ou dos inteligentes, mas sim, dos que dominam inteligentemente a capacidade de se relacionar com todos os outros.

Manuel Azevedo


É difícil Entender a Vida !

Enquanto existirem seres ”humanos” roubando crianças como se fossem animais, fica difícil entender a vida.

Enquanto os órgãos de informação passarem a maior parte de seu tempo divulgando noticias sobre assaltos, violações, tráfico e consumo de drogas, assassinatos e atentados terroristas, fica difícil entender a vida.

Enquanto for necessário fazer campanhas de angariação de alimentos e agasalhos para atenuar a fome e o frio de muitos, fica difícil entender a vida.

Enquanto tiver-mos medo de sair na rua para saborear a vida em plena liberdade, fica difícil entender o que é viver.

Enquanto o direito á saúde e á educação previstos na constituição não forem apenas palavras no papel mas prática em todo o país e para todo o povo, fica muito difícil entender como pode ser bom viver.

Enquanto os valores materiais forem considerados como mais importantes para cimentar os laços de relacionamento com nossos semelhantes, fica difícil entender porque queremos viver.

Enquanto a ternura, a compreensão, o carinho, a amizade e o amor para com os outros não forem em nossos corações as principais razões de nosso viver, fica difícil entender a vida.

Enquanto continuar a ser em vão a nossa luta contra doenças incuráveis, a nossa luta pelos direitos humanos, pela liberdade de expressão e informação, fica muito difícil entender a vida.

Enquanto a humanidade não possuir a sã consciência ecológica de proteger a natureza dando prioridade á preservação da vida, fica difícil entender, porque temos tanta vontade de viver.

Gente ! Vamos fazer um esforço para entender a vida. Vamos apreciar e saborear essa coisa maravilhosa  e tão difícil de entender praticando a cada dia mais e mais aquilo para que fomos criados.

Nós somos uma criação e como tal temos um criador, e todo o criador tem uma missão, um projeto, para a sua criação.

Vamos respeitar o nosso Criador e viver de acordo com as suas leis para que possamos deliciar-nos com o banquete da vida e assim finalmente entender-mos a sua verdadeira essência.

Vamos ser amigos, vamos dar as mãos, vamos amar-nos uns aos outros para que finalmente possamos entender o quanto vale a pena viver.

Manuel Azevedo


Ego cheio de falta de qualidade

Há dias entrei numa loja para fazer uma compra e tive uma das maiores desilusões comerciais da minha vida. A fachada da loja me atraiu por ter em letras gigantescas um nome que por questões éticas aqui não vou revelar, mas que na minha terra natal é muito popular e muito conceituado como de”gente boa”.

As vitrines não estavam um primor de apresentação, mas atendendo a que era segunda feira de manhã, imaginei que todos os colaboradores tivessem tido um excelente sábado de vendas e por isso não lhes tivesse sobrado tempo para as arrumar. O que em meu entender tratariam de fazer na primeira hora do dia.

Entrei na loja e fui surpreendido por  um vendedor que saindo de trás de uma prateleira se atravessou no meu caminho e falou: “Pois não”. Olhei para seu jeito “sem jeito” e como não gosto desse tal de “pois não”, retorqui: porquê pois não? Ao que este sem demora acrescentou: Ói? Pensei para com os meus botões, agora piorou. Foi como se me dissesse: não me vem incomodar “pois não”? E para piorar me dá um gritinho de “oi” e me deixa completamente sem saber o que dizer e o que fazer para dar continuidade á necessidade que me levou a entrar na loja. Mas como já estava ali, embora sentindo toda a hostilidade anticomercial que aos poucos fui vendo que não era apenas da falta de preparação dos profissionais nem das vitrines desarrumadas, pois a loja também tinha uma péssima iluminação e não possuía ar condicionado o que para o clima da cidade se faz absolutamente necessário. Mas vamos em frente, pensei. Vamos transformar um limão numa limonada aproveitando a situação como uma excelente oportunidade para conquistar mais um aprendizado. Tentei usar de toda a delicadeza, usei meu sorriso numero trinta e perguntei: quem é o proprietário desta loja? O vendedor me respondeu: é o senhor ........, o mesmo nome que havia visto na gigantesca fachada. Ele está? Perguntei. Está, mas não atende ninguém.

Bom, fiz mais umas quantas perguntas para ter a certeza de que estaria perante mais uma “absurdisse”comercial e fui embora pensando: mas como é possível que nos dias hoje, em pleno século XXI ainda consigam subsistir empresas com um perfil tão negativo, tão despreparado para enfrentar a concorrência? Se este tipo de empresários tivesse coragem e humildade para dar a seus negócios a qualidade que tentam pôr em suas fachadas que apenas servem para encher seu ego de vaidade, como seria bom para todos nós!

Mais uma oportunidade que a vida me proporcionou para ter reforçada a minha teoria de que: humildade é a maior e mais importante característica do comportamento humano.

E também para poder pôr em duvida a célebre frase da sabedoria popular que diz: “Pelo andar da carruagem se sabe quem lá vai dentro”! 

Manuel Azevedo


Humanização Profissional

Todo o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos trouxe muitos benefícios para a humanidade, porém, nossos valores, nossas emoções e até mesmo nossas crenças foram relegados para planos absolutamente inferiores na hierarquia de interesses de quem contrata mão de obra.

Apenas o aprimoramento para a obtenção de resultados em quantidade e qualidade, parecem ser objeto de interesse para o meio empresarial.

Em nosso entender, a humanização profissional não se deve limitar apenas à qualidade do atendimento ou até mesmo do relacionamento interpessoal na organização. Ela precisa ir muito mais além, precisa chegar a cada individuo com suas particularidades, suas singularidades, pois é através dessa valorização individual, desse trabalho com os valores de cada pessoa, que podemos construir em cada individuo as “torres gêmeas” do sucesso – o ser humano e o profissional.

É claro que a competência profissional é muito importante, mas afastada da humanização ela separa, divide o individuo e o torna inseguro de suas atitudes e ações, já a humanização agrega valores que lhe aumentam a autoestima e a autoconfiança e o fortalecem pessoal e profissionalmente.

Viabilizar nas organizações a “Humanização Profissional” é já uma preocupação de muitos dirigentes cuja consciência se apoia na valorização do profissional como um todo e não apenas como um executante de tarefas.

As bases necessárias à criação e ao desenvolvimento de um programa de “Humanização Profissional” na empresa assentam na compreensão, no respeito, na valorização, no reconhecimento, no diálogo e basicamente na aceitação das diferenças que nos marcam como indivíduos.

Garantidamente, uma empresa cujos profissionais sejam preparados para compreender, aceitar e praticar atitudes e ações humanizadoras, terá muito mais facilidade em construir uma equipe de sucesso e com resultados avassaladores. 

Manuel Azevedo


Liderar é mostrar o caminho!

Muito se fala nos últimos tempos sobre a importância de possuir uma equipe vencedora para obter resultados de sucesso. Claro que uma equipe vencedora necessita possuir alguns valores que consideramos imprescindíveis para que esta possa realmente alcançar seus objetivos com alguma destreza, ainda que pelo caminho encontre algumas dificuldades e tenha que fazer alguns sacrifícios. Os valores também são de nosso conhecimento e vamos aqui destacar apenas alguns para relembrar:  competência, determinação, disciplina, compromisso, coragem, respeito entre os membros, honestidade, motivação, etc. etc.

Porém, hoje quero apenas vos falar sobre a importância do líder no seu papel de desbravador mostrando o caminho a seus seguidores.

É comum em nossos treinamentos em empresas a quem prestamos consultoria nos depararmos com líderes que acham que a equipe tem o dever de seguir em frente mesmo na ausência de seu líder, sendo que muitas vezes esta equipe não tem nem noção de qual direção tomar. É sem dúvida alguma de responsabilidade do líder abrir e mostrar o caminho. Um dos piores erros que um líder pode cometer é o de pensar que cada membro de sua equipe é absolutamente capacitado para fazer o que é necessário ser feito sem que suas ações passem pelo planejamento, pela organização e pela supervisão de suas lideranças.

Se suas metas e seus objetivos não estiverem bem claros e definidos a equipe encontra mais e maiores dificuldades até mesmo para tomar suas mais simples decisões. Cabe ao líder estar presente em todos os momentos em que as circunstâncias exijam à equipe uma tomada de decisão, um redirecionamento ou até mesmo uma ação comum.

Por muito que possamos almejar uma equipe que faça acontecer tendo a consciência de fazer o que é necessário ser feito sem que para isso alguém tenha que lhes dizer a todo o momento, é bom entender que a presença do líder sempre proporciona à equipe um conjunto de valores que reforçam sua atitude e enriquecem a performance de suas ações.

Os elogios do líder na hora certa, após cada ação vitoriosa engrandecem a autoestima e reforçam a autoconfiança dos membros da equipe.

Saber que seu líder confia em seu trabalho pode sim dar forças à equipe para conseguir sua automotivação, mas a presença deste será sempre um importante reforço para sua autoconfiança.

Saiba pois, ser um líder presente para mostrar para sua equipe com muita clareza o passo seguinte de sua caminhada rumo ao SUCESSO!!! 

Manuel Azevedo


Para mudar e aprimorar é preciso acreditar e incluir.

Para que o esforço de aprimorar possa produzir resultados satisfatórios e convincentes é necessário que todos os membros da equipe acreditem piamente que o processo vai funcionar. Qualquer duvida colocará em risco todo processo.

As empresas investem em treinamento acreditando que o “milagre” vai acontecer, que tudo vai mudar, que os resultados serão grandiosos e garantidos, mas se esquecem de pesquisar em que condições se encontra a estrutura de cada individuo que faz parte da proposta de mudança. É como jogar sementes à terra sem primeiro averiguar se esta pode fornecer às sementes todos os nutrientes que as mesmas necessitam para nascer e crescer com a qualidade que possa resultar numa excelente colheita.

As pessoas precisam ser preparadas para assimilar os conceitos, os métodos e sistemas que pretendem provocar a mudança para que dessa forma possam sentir o interesse de se comprometerem e de chamarem para si toda a responsabilidade pela obtenção dos objetivos propostos. Sem a cooperação entusiástica de todos os participantes no processo este se torna frágil e dificilmente atinge os resultados a que se propõe.

As pessoas não querem mais aceitar propostas de mudança como pacotes fechados  sem pelo menos terem sido consultadas sobre seu conteúdo. Elas querem a mudança sim, mas uma mudança que os inclua, que inclua suas opiniões, que inclua seus valores e essencialmente que as inclua e não apenas as utilize.

Propor grandes reformas, grandes mudanças nas organizações sem a total participação daqueles que as terão que operar pode sim ser uma fria. 

Manuel Azevedo


Pessoas ou processos?

A humanidade vive uma era de transição que segundo alguns especialistas se pode aceitar como mudança da geração X para a geração Y. Esta mesma linguagem é também aceite na área corporativa para definir o estilo de liderança ou chefia exercido pelos responsáveis  por equipes de trabalho.

Na geração X a metodologia se apoia em rígidas regras de controle e os métodos e sistemas organizacionais se sobrepõem às pessoas. Já na geração Y, o foco são exatamente as pessoas. Isso não quer dizer que se abandonou completamente todo e qualquer sistema de controle, mas sim que se valorizaram mais as características de cada individuo. Ou seja, as empresas estão mais interessadas no potencial de cada pessoa, querem cada vez mais poder ter a pessoa como um todo e não apenas como uma parte.

Na geração X se obrigavam as pessoas a marcar o ponto com seus horários de entrada e de saída na empresa para poder controlar seu tempo de permanência na mesma.

A produtividade era calculada em tempo e resultados.

Na geração Y vamos mais longe e damos mais liberdade ao trabalhador, ou seja, nos interessa o que ele produz, o que ele cria, o que ele pensa, o grau de responsabilidade com que ele se dedica e se entrega à sua função, e isso nos permite lhe dar  um retorno com compensações que lhe proporcionam melhor qualidade de vida.

Exemplos: horário flexível, ambiente de trabalho mais agradável e humanizado, comunicação transparente, etc.

Alguns recentes estudos nos indicam esta nova forma de tratar as pessoas na empresa como uma tendência irreversível, não obstante o fato de a mesma ter um razoável grau de contestação por parte de muitos gerentes e administradores, pois ainda segundo estes é necessário que todas estas tão profundas transformações sejam acompanhadas de toda uma metodologia educacional que nos permita ter mais confiança no caráter de cada trabalhador. Afinal, e ainda segundo eles, estamos passando para as pessoas toda a responsabilidade por construir resultados e isso era na geração X apenas cabível às chefias. Estarão as pessoas preparadas para isso?

A nós nos resta apoiar e dar as boas vindas à geração Y, pois acreditamos que a humanização profissional  valoriza mais as pessoas e as torna mais felizes! 

Manuel Azevedo


Trocar seis por meia dúzia

Ao longo da minha carreira como consultor tenho me deparado inúmeras vezes com a circunstância da troca de colaboradores nas empresas, que por motivos vários quase sempre entendem ser mais fácil ou até mais interessante trocar seus colaboradores que proporcionar a estes as condições que lhes permitam aprender a melhorar o que estão fazendo errado no entender da empresa.

Um profissional não é e nunca será um produto acabado. Pelo contrário, ele é e sempre será um produto em constante processo de aperfeiçoamento, e a organização é e sempre será sua principal escola profissional.

É necessário que tanto as organizações quanto suas lideranças entendam seus papeis de escolas e professores para seus colaboradores e como tal se aceitem como coresponsáveis por seus resultados de crescimento e produtividade.

Claro que trocar é mais fácil, mas quanto custa para a organização um elevado turn over de colaboradores? A rotatividade é sempre muito dispendiosa.

Para o processo que se inicia com sua entrada na organização e vai até ao ponto de se poder considerar em seu máximo desempenho, todo o profissional precisa de tempo, e no mundo corporativo, “tempo é dinheiro”.

Em nossa opinião é necessário que tanto o profissional quanto a organização entendam a importância de manter sempre bem abertos os canais de comunicação para que mínimos detalhes sejam esclarecidos com absoluta transparência e possam assim dar a ambas as partes a oportunidade de se afinarem entre si para que ambos saiam ganhando.

Acreditamos que para um profissional possam ser de grande importância algumas mudanças de organização durante sua carreira porque estas certamente lhe proporcionarão crescimento e maturidade profissional, mas para produzir efeitos positivos estas mudanças devem ser conscienciosamente ponderadas e absolutamente responsáveis, ou seja, sem exageros, sem o “trocar por trocar, mudar por mudar”.

Para as organizações também é importante ter novas ideias, novas e diferentes formas de ver, de pensar e de fazer as coisas, e estas novidades quase sempre são trazidas por novos colaboradores, mas também aqui apelamos ao bom senso, à ponderação e ao cuidado extremo para evitar a eventual rotatividade desnecessária e dispendiosa.

Certamente é no equilíbrio que se encontram os melhores resultados, pois muitas vezes o que vemos é simplesmente trocar por trocar e na grande maioria dos casos “trocar seis por meia dúzia”. 

Manuel Azevedo


Viver

Viver é entender a maravilha que somos como criação divina, é contemplar o universo no micro e no macrocosmos e perceber a existência de Deus em cada um dos seus equilibrados movimentos.

Viver é sentir vibrar o coração quando se lembra de alguém que se ama.

Viver é amar ao nosso semelhante como a nós próprios, é dar ao mundo mais que este nos dá e sentir-se feliz por isso.

Viver é observar em silêncio a presença de Deus na paz de uma criança dormindo.

Viver é poder compreender que o tempo que passou não volta mais e que é necessário valorizar cada momento da nossa existência porque logo logo fará parte do passado.

Viver é aprender mais e mais a cada dia, é crescer, mudar, evoluir para conquistar o merecimento de ser chamado de criação de Deus.

Viver é dar sem esperar receber, uma caricia, um abraço, um conselho, ou até um pedaço de pão, viver é isso, é dar sem esperar receber.

Viver é comprometer-se e deixar um mundo melhor aos filhos sem esquecer de deixar os melhores filhos ao mundo.

Viver é lutar pela justiça, pela igualdade é ser humilde e disciplinado é ser leal, honesto e honrado para que Deus se orgulhe de nós.

Viver é perdoar completamente, é esquecer as mágoas, viver é ter fé e dar sempre mais uma oportunidade aos outros e a nós próprios.

Viver é gozar e saborear profundamente os momentos belos que a vida nos dá e saber guardá-los eternamente na memória para em silêncio.

Viver é sonhar, é apaixonar-se, é sofrer, é rir, é cantar, é chorar...

Viver é gostar do Sol, da chuva, do calor, do frio, das cores do arco iris e também dos dias cinzentos.

Viver é gritar bem alto aos sete ventos do mundo que a vida é muito bela e vale a pena ser vivida! 

Manuel Azevedo


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